POWERHOUSE OU CORE

Joseph Pilates dizia que é do POWERHOUSE/CORE que se origina a energia para os movimentos – nele está o centro de gravidade do corpo.

 POWERHOUSE significa “casa de força”, também chamado de “centro de força” ou CORE. Os músculos que o formam sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, formando um cilindro de estabilidade ao redor da cintura. Entre os músculos estão: o Transverso do Abdome, os Multífidos, o Diafragma, os Glúteos, e os músculos do Assoalho Pélvico, em particular o Períneo.

Músculos do CORE

 O controle destes músculos profundos não só proporciona uma cintura e um abdome mais definidos como diminui a incidência de dores lombares e lesões, melhora consideravelmente o funcionamento dos órgãos internos, melhora o equilibro, a postura e a estabilização corporal durante as atividades diárias e durante a prática de exercícios físicos – no geral, melhora a qualidade de vida.

Existem 3 princípios importantes que devem ser aplicados no  treinamento do POWERHOUSE/CORE, que são:

  •  Alinhamento: Consciência do posicionamento do corpo. Manter a coluna na posição neutra (figura 3)

    Alinhamento Lombar

  •  Respiração: Coordenação entre o CORE e o diafragma (principal músculo da respiração). Manter as costelas levemente abaixadas (figura B)

    Contração Diafragmática

  • Ativação do CORE: A partir da respiração e alinhamento corretos, podemos ativar o CORE através da manobra de prender levemente o fluxo urinário contraindo o Períneo + apertar as nádegas para contrair os Glúteos +levar o umbigo para dentro para ativar o músculo Transverso do Abdome (a camada mais profunda dos músculos abdominais) e ativar os Multífidos(situados ao longo da coluna ao lado das vértebras
    Ativação do CORE

 Se os músculos do CORE estiverem ativados e fortes, a musculatura mais superficial do abdome, como o Reto Abdominal e os Oblíquos, fortalecem com maior facilidade, pois recebem um suporte maior do CORE. Então, conclui-se que o fortalecimento dos pequenos músculos que compõem o CORE não apenas tratam ou previnem dores nas costas, mas também potencializam os músculos superficiais, facilitando o fortalecimento do abdômen de todas as maneiras.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
O tema Esquire.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: