PILATES NO CLIMATÉRIO

Vamos entender melhor o que é menopausa e o que é climatério…

A menopausa é a última menstruação que a mulher apresenta havendo passado 1 ano. Climatério é a fase de transição entre as menstruações e o término das mesmas.

A idade em que ocorre a menopausa varia de mulher para mulher, em torno de 48 a 52 anos. É o período em que ocorre uma série de transformações fisiológicasorgânicas e anatômicas. Primordialmente é a cessação do funcionamento do ovário, e o término da capacidade procriativa da mulher.

Uma série de ocorrências acontecem devido à ausência dos hormônios produzidos pelo ovário, como:

  •  ondas de calor, ou fogachos, acompanhados de suores profusos
  •  maior tendência a distúrbios emocionais como irritabilidade exageradadepressãomelancolia e tristeza
  •  a perda involuntária de urina pode ocorrer devido a carência de hormônios 

A par desses sintomas subjetivos, acontecem alguns malefícios orgânicos importantes. Dos mais importantes é a perda de estrutura óssea, o que acarreta no futuro as temíveis e decorrentes fraturas ósseas, sobretudo, do fêmur e da coluna. Ao que parece, também a falta dos hormônios femininos após a menopausa facilita a ocorrência de enfartes do miocárdio e de derrames cerebrais.

Evidentemente, que há casos em que a mulher não se adapta à terapêutica de reposição hormonal ou não tem indicação para tal. Em tais casos, há outras opções não hormonais como por exemplo, a pratica de uma atividade física de maneira rotineira, que ajudará a manter o peso, a estética e exacerbará o ânimo e a disposição, além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e osteoporose.

  “A prática de PILATES é a escolha perfeita. PILATES ajuda na aquisição de uma boa aparência,  dá confiança e aumenta a auto-estima em qualquer fase da vida”.

 

Atividades intelectuais também são importantes por melhorarem a performance racionalcognitiva e impedirem os desagradáveis esquecimentos. A permanência em atividades profissionais ou a iniciação de novos ramos de atividade ou de conhecimento estimulam o prazer de viver e massageia o ego, aumentando a autoestima.

Fonte: uroginecologia.facafisioterapia.net e afrid.faefi.ufu.br 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: